Opções para substituir o jantar



20/09/2013 - Autor: Tabata Bueno

Conheça algumas alternativas ricas em nutrientes para suprir o jantar.

Para quem pretende emagrecer, pular refeições não é recomendado. O ideal é seguir uma orientação nutricional saudável, para substituir o jantar por alimentos com poucas calorias e rico em nutrientes que promovam a sensação de saciedade. Segundo especialistas, ao final do dia o metabolismo perde a velocidade, necessitando de menos energia. Neste momento, as refeições leves são as mais indicadas. 

 

Pensando nisso, elaboramos algumas sugestões de refeições saudáveis, que podem substituir o jantar, confira:
 

Sopas

Fuja das sopas industrializadas, dos temperos em tabletes e de carnes gordas. Dê preferência para alimentos que auxiliem a alcalinização do sangue e possibilitem a eliminação de toxinas e gorduras como ervas frescas, gengibre, limão, alho poró, brócolis, abobrinha, espinafre, couve flor, entre outros. Acrescentar aveia, quinoa e vegetais folhosos verdes escuros, é uma ótima opção para deixar a sopa rica em nutrientes essenciais para o organismo. 

 

Omeletes

Especialistas recomendam a utilização de ovos do tipo caipira, que são mais nutritivos e não recebem hormônios. Preparar o omelete com saladas, queijo branco, legumes folhosos, soja ou até mesmo frango desfiado, é ideal para um jantar rico em nutrientes que provocam a sensação de saciedade. Adicionar espinafre, brócolis, ervas desidratadas, palmito e cebola roxa, além de garantir um delicioso sabor, permitirá uma refeição rica em vitaminas e minerais. 

 

Sanduíches naturais

Os sanduiches naturais além de equilibrarem a dieta, podem promover a sensação de saciedade, sem provocar o ganho de peso. Especialistas recomendam que o pão integral, é o mais indicado, assim como acrescentar pasta de soja, alface, tomate, cenoura ralada e atum. Incluir gorduras boas no sanduíche pode favorecer muitos benefícios ao organismo, como amêndoas tostadas, castanhas, chia, sementes de girassol ou sementes de abóbora sem sal.  

 

Shakes e vitaminas

A base para o preparo de shakes e vitaminas deve ser leite desnatado, frutas congeladas (para dar mais cremosidade), cerais integrais e sementes de chia e linhaça. Para preparar essas bebidas, existem diversas opções de frutas. Especialistas recomendam as frutas vermelhas que são ricas em antioxidantes e combinam com esse tipo de shake. 

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